Assembleia paroquial reflete “Igreja em saída” ou “igreja de manutenção”

assemb08

“Igreja em saída” ou “igreja de manutenção”? Esta foi a tônica da reflexão discutida durante a Assembleia Paroquial da Paróquia São Paulo Apóstolo, realizada no dia 01 de dezembro, no salão da igreja São Luís Rei de França, no Calhau.
A temática abordada teve como objetivo estimular os agentes de pastorais, grupos e movimentos da paróquia a refletirem sobre a missão da Igreja Católica de evangelizar para além dos limites do templo e do papel de cada um na comunidade. Entre as perguntas que os agentes foram convidados a responder: a minha pastoral/grupo/movimento é de manutenção, ou seja, continua fazendo as mesmas coisas dentro da igreja? Ou é uma pastoral de saída, aquela que vai ao encontro dos outros irmãos para levar a palavra de Jesus?
No geral, como paróquia, com base nas respostas dos agentes, a constatação é de que ainda somos uma igreja de manutenção. Apenas algumas pastorais/grupo/movimentos, por suas atividades inerentes, desenvolvem alguns poucos trabalhos de ir ao encontro dos irmãos mais necessitados.
O grande desafio está em como e o que deve ser feito, enquanto leigos e leigas, para transformar nossa paróquia em uma “igreja em saída”, cumprindo assim a missão evangelizadora de Cristo: “ide e pregai o evangelho a todas as criaturas”.
De acordo com teólogos da igreja, os termos ‘evangelização’ e ‘missão’ se mesclam. Ambos podem ter como significado: levar Cristo aos outros e trazer os outros para Cristo.
Ao instituir o Ano do Laicato, o Papa Francisco chama a atenção para a vocação de cada um dento da igreja e de sua comunidade. Daí o tema escolhido: “Leigos e leigas, sujeitos na Igreja em saída, a serviço do Reino” e o lema inspirado nas palavras de Cristo aos discípulos: “Vós sois o Sal da terra e luz do mundo” (Mt 5, 13-14).
Na Carta aos Efésios, São Paulo diz: “Há um só corpo e um só espirito…, no entanto, a cada um de nós foi dada a Graça conforme a medida do dom de Cristo… a alguns ele concedeu serem apóstolos; a outros, profetas; a outros, evangelistas; a outros pastores e mestres” (cf Ef 4, 4 -12). Ou seja há um chamado individual a cada um.