Mensagem do Pároco - abril 2015

Igreja e a sociedade

Irmãos e irmãs,

Como cristãos, todos os dias somos desafiados a estar a serviço da vida plena para todos onde se mata ou se impede de nascer, onde há doença e abandono de pessoas em situação de vulnerabilidade; onde a família, “santuário da vida e do amor”, passa por dificuldades;

onde há jovens sem perspectivas de futuro; onde se degrada o ambiente da vida, o ar, a água, a terra, o verde, sem lembrar que esta casa comum, com seus recursos, pertence a todos e ainda deverá abrigar a muitos depois de nós. A Campanha da Fraternidade com o tema “Igreja e Sociedade”, tendo como lema - “eu vim para servir”. A arquidiocese de São Luís, ao longo do ano inteiro, estará em plena sintonia com o convite da Campanha, para sermos uma Igreja que não se volta apenas sobre si mesma, mas que está atenta e aberta àquilo que se passa ao seu redor, disposta a dialogar com todos para melhor servir o homem, em nome de Cristo, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida pela redenção da humanidade (cf Mc 10,45).Na recordação dos 50 anos do Concílio Vaticano II, voltaremos às grandes intuições da constituição pastoral Gaudium et spes, que fala das relações da Igreja com o mundo e do seu serviço à humanidade. O Papa Francisco aponta de maneira renovada, na exortação apostólica Evangelii Gaudium, a dimensão social da evangelização. Ele mesmo também tem dito que a Igreja precisa ser “samaritana”, pronta para curar as feridas da humanidade; ou, como “um hospital de campo” em tempos de guerra, próxima das situações de dor e sofrimento das pessoas, para aliviá-las. Sem esquecer que o serviço à vida plena também requer o cultivo da fé e da esperança na vida sobrenatural. Que a ressurreição de Cristo, nos faça ressurgir para a vida e nos desperte para os problemas sociais que aflige nossos irmãos e irmãs desfavorecidos da sociedade.

Com minha benção,

Pe. Jozimar Pinheiro