2619188

Mensagem Padre Setembro 2015

MISSIONARIEDADE

Irmãos e irmãs,

“Todos nós, se queremos ser apóstolos devemos perguntar-nos: ‘eu rezo pela salvação do mundo e anuncio o Evangelho? ’ Esta é a Igreja apostólica”, disse o Papa Francisco. O primeiro aspecto que faz da Igreja apostólica, segundo explicou o Papa, é o seu ser fundada na pregação e oração dos apóstolos, sobre esta autoridade que foi dada a eles pelo próprio Cristo. “A nossa fé, a Igreja que Cristo quis, não se baseia em uma ideia, em uma filosofia: baseia-se no próprio Cristo”. Ele acrescentou o que diz o Catecismo da Igreja Católica sobre a “apostolicidade” da Igreja, que é justamente a transmissão, com a ajuda do Espírito Santo, do ensinamento, das palavras salutares ouvidas dos Apóstolos. O Papa recordou ainda que a Igreja conserva ao longo dos séculos a Sagrada Escritura, a doutrina, os Sacramentos, o ministério dos Pastores, de forma a ser fiéis a Cristo e participar da sua vida. Um último aspecto destacado pelo Papa e que explica a apostolicidade da Igreja é o seu ser enviada a levar o Evangelho a todo o mundo. Nesse ponto, o Papa destacou a missionariedade, uma vez que Jesus convida todos a continuarem nessa missão.“Uma Igreja que se fecha em si mesma e no passado ou uma Igreja que somente olha para as pequenas regras de hábitos, de atitudes é uma Igreja que trai a própria identidade. Então, redescubramos hoje toda a beleza e a responsabilidade de ser Igreja apostólica”. (Mensagem do Papa Francisco)

Um abraço fraterno

Pe. Jozimar Pinheiro