Pastoral Familiar

ORAR JUNTOS EM FAMÍLIA – clique para abrir.

Para enfrentar os desafios da sociedade pluricultural em que vivemos a Igreja tem acentuado que a base familiar deve ser edificada a partir do Sacramento do Matrimônio. A valorização desse sacramento, na Paróquia São Paulo Apóstolo, tem sido fortalecida através da Preparação dos Noivos feita pelos casais que compõem o Setor Pré-Matrimonial da Pastoral Familiar que expressam através de seus testemunhos de vida cristã a importância do casamento como uma vocação desafiadora.

Aos noivos informamos as datas dos Encontros de Preparação para o Sacramento do Matrimônio no decorrer do ano de  2016.

As inscrições deverão ser feitas na Secretaria da Paróquia.

FEVEREIRO -20 E 21

ABRIL - 09 E 10

JUNHO -18 E 19

AGOSTO -06 E 07

OUTUBRO- 08 E 09

NOVEMBRO - 19  E 20

A PastoralFamiliar é como o “eixo”das pastorais. Ela é o pontobásico e fundamental, pois todas as pastorais têm alguma coisa a vercom a família ,e a pastoralfamiliartambém tem muito a vercom as outras pastorais.Vamos saberlogo,então ,o que é a pastoralfamiliar.

A pastoralfamiliar se interessa portoda e qualquerrealidadefamiliar e da igreja.É uma pastoralampla, abrangente que age unida a outras pastorais.Tem contudo, uma atuaçãoprópria, especifica. Porissoprecisa de agentes especializados. Ela é muitomais abrangente que os movimentosfamiliares e os serviços à famíliacom a pastoralfamiliar. Sãocoisas distintas, que precisam ser integradas.

A pastoralfamiliar é maisampla e contém tudoisso. Mas, mesmoassociada a outras pastorais e Movimentos, a pastoralfamiliar tem dimensões próprias. É muitoimportantedeixarclaroque a pastoralfamiliarnão pode ser substituída pelosMovimentos e serviçosfamiliares. Ela coordena e une estes, paraalcançar os objetivos de pastoral. Os movimentos e serviços, porsuavez, oferecem a espiritualidade, a ação especializada, paraque as diversas situações da família sejam atingidas.

Comoexemplos dessas diversas situações podemos citar: o Planejamentofamiliarnatural, a terceiraidade, a formaçãopolítica, religiosa, a educaçãosexual , a vivência dos sacramentos, etc. E quaissão os objetivos da pastoralfamiliar? O objetivocentral é a evangelização da família.

Mas, explicando melhor, a pastoral da família é uma ação organizada e planejada, que se realiza na igreja, pormeio de agentesespecíficos, capazes de oferecer os instrumentosnecessáriospara a formação das família. Parafornecerorientaçõespara a vivênciafamiliar. Paralevar a todos a Boa Nova do Sacramento do Matrimônio. Paratransformar a sociedadepelaobra de evangelizaçãohumana e cristã. Paradefender e promover a vida e o amor , comovalores essenciasis da dignidadehumana. A quem se destinatudoisso? A quetipo de pessoa e de famílias? A todas as famílias e a todas as situaçõesfamiliarespara ajuda-las e paraservir a elas. Destina-se às famíliasquejá estão bem construídas, mastambém as desestruturadas e aquelas a que chamamos “casos difíceis”.

A pastoralfamiliar age, basicamente, emtrêscamposouetapas de atuação: a pastoralfamiliar pré- matrimonial (que compreende as fases da preparaçãoremotapara o Sacramento do Matrimônio, da preparaçãopróxima e da preparaçãoimediata), a pastoral pós- matrimonial e os assim chamados casos difíceis (oucasosespeciais ). 1- Setor pré- matrimonial: atividadesque visam preparar as pessoaspara constituirem famílias. Estesetor está ligado à catequese de crianças e jovens, grupos de jovens, encontrosparanamorados, cursos de noivos, acompanhamento de casamentos, etc. 2- Setorpós – matrimonial: atividadesque buscam, atender as famíliasjá construídas.

Essesetor desenvolve serviços de evangelizaçãoparacasais, visitas as famílias, aconselhamento, temasrelativos à defesa da vida, comoplanejamentofamiliar, métodosnaturais de controle, aborto, eutanásia, sexualidade, etc. 3- Setorcasos difíceis: atividadesque buscam a evangelização de famílias incompletas ouemsituaçõesirregulares separadas, mãesoupaissolteiros, uniõeslivres, batizadosemsegundauniãocivil, etc.